Curadoria Márcio Astrachan

Bem-vindo à Curadoria de Livros do Márcio Astrachan, um espaço onde a paixão pela leitura encontra a experiência de quem entende de saúde mental e os grandes desafios da vida.

Aqui, cada indicação é cuidadosamente selecionada para inspirar reflexões, ampliar horizontes e oferecer ferramentas práticas — seja para profissionais, estudantes ou para quem busca crescer pessoalmente. Do clássico atemporal ao título mais inovador, você vai descobrir obras que emocionam, ensinam e transformam perspectivas. Navegue, descubra seu próximo livro favorito e mergulhe em histórias que fazem a diferença.

Um convite à reflexão sobre as crises que atingem a sociedade contemporânea, suas consequências no comportamento da população e os preconceitos que sempre envolveram sua saúde mental.

O título desta obra faz referência a uma metáfora, criada pelo psiquiatra grego, radicado em Roma, Athanasios Koukopoulos,1 que compara as fases de mania e de depressão do transtorno bipolar (TB) com fogo e cinzas, respectivamente.

Uma mentira repetida mil vezes pode não virar verdade, mas facilmente se torna política pública. Foi assim que multidões em diferentes partes do planeta passaram a acreditar, simultaneamente, que questões identitárias são o maior problema do mundo

Em suas 148 páginas, o autor explora desde os critérios diagnósticos e a epidemiologia até as bases hormonais e neuroquímicas que sustentam as variações de humor e sintomas físicos característicos da SPM.

Tão apaixonado por Woody Allen quanto por seu suposto alter ego das telas, Elie Cheniaux se debruça de forma minuciosa sobre a vida e obra do ator, diretor e roteirista para investigar até que ponto vão as semelhanças e diferenças.

“Crimes inevitáveis” é um romance policial sobre uma constatação singela: passar por cima da Lei é fácil, difícil é esconder os rastros. É também uma história sobre a amizade entre três mulheres jovens até que uma divergência séria e um tiro as separa. O tiro afeta os familiares e os desconhecidos.

Em 2012, quando Nelson Rodrigues completaria 100 anos, a escritora Sonia Rodrigues teve uma ideia tão genial quanto necessária: recordar-nos quem foi seu pai, esse gigante da dramaturgia, do jornalismo e da literatura brasileira.

“O psicanalista é uma comadre bem paga”, disse Nelson Rodrigues. Essa frase é a inspiração de “Freud em Madureira”, a trama sensual entre uma psicanalista da Zona Sul com um jovem taxista do subúrbio, da escritora Sonia Rodrigues.

“A Escolha é um poderoso relato sobre o processo do luto de uma mãe que perdeu seu filho precocemente. Em busca incessante por sentido e respostas, Flavia foi acolhida pela leitura e encontrou neste livro uma forma de retribuir tudo o que levou à sua metamorfose.

Guerra – I e´ o primeiro romance de uma trilogia que se passa durante a Guerra do Paraguai (1864-1870)._x000D_ Acompanhamos aqui o avanço do exército de Solano Lo´pez sobre fortes e vilas em Mato Grosso e no Rio Grande do Sul, provocando a reação de Brasil, Argentina e Uruguai, unidos na Tríplice Aliança.