28
mar

APRESENTAÇÃO SINAGOGA DE COPACABANA 2014 AUTOESTIMA

1

 FIQUEI MUITO ORGULHOSO E FELIZ PELO CONVITE. MINHA AUTOESTIMA ESTA REALIZADA. FALAR NUMA SINAGOGA, LOCAL ONDE  NOSSOS SÁBIOS DISTRIBUEM CONHECIMNETO E MUITAS VEZES AMPARO PARA NOSSA BAIXA AUTOESTIMA MOMENTÂNEA ME DEIXOU EMOCIONADO E AO MESMO TEMPO COM UM DESAFIO.

NA VIRADA DO SÉCULO, TALVEZ ATÉ OS ANOS 90, O TERMO AUTOESTIMA PASSOU A SER UTILIZADO POR VÁRIAS ÁREAS DA SOCIEDADE. O TERMO QUE SIGNIFICA A CAPACIDADE DE UMA PESSOA CONHECER SUAS QUALIDADES E VALORIZA-LAS SEM QUE SEUS DEFEITOS OU DIFICULDADES SEJAM IMPEDIMENTOS PARA QUE SUA VIDA TRANSCORRA NORMALMENTE.

A AUTOESTIMA PASSA A OCUPAR UM ESPAÇO NA MÍDIA QUE ACABA POR DISTORCER SEU VERDADEIRO SIGNIFICADO.

2

O QUE SERIA ALGO COMUM PASSA A TER UMA CONOTAÇÃO VULGAR E SEM SENTIDO. NADA CONTRA LIVROS DE AUTOAJUDA, CARRO-CHEFE  DA PROPAGAÇÃO DESTE CONCEITO MUITO IMPORTANTE PARA TODAS AS CORRENTES DA PSICOLOGIA. OCORRE QUE A AUTOAJUDA NÃO PREVE A PESSOA QUE VAI LER: UMA PESSOA QUE ESTEJA COM BAIXA AUTOESTIMA VAI LER E PODE ATÉ FICAR ANIMADA. MAS TEM UM PRAZO DE VALIDADE. TUDO QUE É SUPERFÍCIE DURA POUCO. EX: RELACIONAMENOS AMOROSOS, AMIZADES ETC… A AUTOAJUDA PODE SER BENÉFICA PARA DETERMINADOS CASOS. HOJE É MUITO USADO EM EMPRESAS COM OBJETIVO DE “LEVANTAR O CLIMA”. TEM DURAÇÃO.

3

A AUTOESTIMA ESTÁ ALOJADA EM TODAS AS PESSOAS.  UMA PESSOA DEPRIMIDA PODE TER UMA AUTOESTIMA ADEQUADA, MAS NO PERÍODO DE DEPRESSÃO DEVE TER AJUDA PROFISSIONAL ESPECÍFICA. O INVERSO OCORRE (Exemplo MANIA) E A PESSOA SUPERESTIMA SUAS QUALIADDES.

A AUTOESTIMA COMEÇA SEU CAMINHO NA TENRA INFÂNCIA QUANDO A MÃE COMEÇA A ESTIMULAR SEU BEBÊ A REALIZAR TAREFAS SIMPLES. ESSA RELAÇÃO SERÁ FUNDAMENTAL NO FUTURO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO DA PESSOA.

4

PARA QUE POSSAMOS TER UMA NOÇÃO DO NÍVEL DE AUTOESTIMA DE UMA PESSOA SE FAZ NECESSÁRIO UMA ANÁLISE COM MUITA ATENÇÃO, COM PROFISSIONAL QUALIFICADO.  COMO DISSE ACIMA HOJE EM DIA AS ANÁLISES SÃO FEITAS MUITO SUPERFICIALMENTE E PESSOAS COM PROBLEMAS QUE DEVERIAM TER ACOMPANHAMENTO MÉDICO PSICOLÓGICO SÃO LEVADAS A “TRATAMENTOS” CONTRA INDICADOS QUE GERALMENTE NÃO ATINGEM O NÚCLEO DO PROBLEMA.

5

VIVEMOS NUM MUNDO ONDE TER SE SOBREPÕE A SER. COMO VAMOS ADMINISTRAR AS COBRANÇAS DA SOCIEDADE? AS EXIGÊNCIAS DE TER ELEMENTOS MATERIAS TOMA CONTA DE NOSSO COTIDIANO E PODE AFETAR AUTOESTIMA DAS PESSOAS. COMO? NÃO TENDO RECURSOS PARA TER OS BENS MATERIAS. A PESSOA FICA FRUSTRADA E MUITAS VEZES NÃO PERECEBE QUE É UMA  EXIGÊNCIA,COBRANÇA EXTERNA. SE A PESSOA ESTA COM SUA AUTOESTIMA BAIXA TENTARA DE TODAS AS FORMAS SUPRIR   ATRAVÉS DE BENS MATERIAIS. NÃO VAI RESOLVER. O  VAZIO É A CHAVE DA QUESTÃO. A ETERNA BUSCA DA SATISFAÇÃO FICA RESTRITA AO TER. AS PESSOAS NÃO CONSEGUEM ENTENDER OU ACEIATR SUAS LIMITAÇÕES. A AUTOESTIMA NÃO TEM CLASSE SOCIAL. 

SER UM BOM PROFISSIONAL, UM BOM MARIDO OU ESPOSA NÃO É O SUFICIENTE. A PESSOA HOJE É COBRADA A SER MAIS DO QUE PODE OU DO QUE NECESSITARIA. UMA PESSOA COM AUTOESTIMA ADEQUADA VAI FICAR FELIZ COM SUAS CONQUISTAS E VAI ENTENDER QUA AS PERDAS FAZEM PARTE DA VIDA.

6

QUANDO TRABALHAMOS PSICANALÍTICAMENTE PROCURAMOS LOCLIZAR A FERIDA, O LOCAL MACHUCADO NO MUNDO INTERNO DA PESSOA. TENTAMOS ACOMPANHAR O PROCESSO INTERNO ONDE FOI AFETADA A AUTOESTIMA.

AO LOCALIZAR  O MOTIVO, VAMOS TENTAR ESCUTAR A PESSOA E ATRAVÉS DA  ESCUTA, COMPREENDER PORQUE SUA AUTOESTIMA ESTA ABALADA.

                                                         FIM